Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes


Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de letras

Esse livro foi uma das minhas compras do mês de dezembro e é de um autor brasileiro, nele tem sete contos e ilustrações bem legais que ajudam a compor a história, todos os contos se passam num vilarejo esquecido, lugar onde acontecem coisas bem estranhas, os contos estão em diferentes tempos, uns mais pro futuro e outros pro passado e isso nos faz conhecer a história dos personagens e nos surpreender com elas, no prefácio Raphael Montes diz que o livro é apenas uma tradução dos cadernos de uma senhora que ele teve acesso em um sebo e isso faz tudo parecer mais real.

Cada conto é sobre um dos pecados capitais e eles são abordados de uma maneira diferente e bem interessante, depois de ler alguns contos eu ficava pensando sobre eles, são coisas que ficam na mente, não são contos só pra assustar, com fantasmas e coisas assim, são pessoas que fazem coisas que você não esperava e isso acaba assuntando mais que fantasmas, é um livro curto, mas tem sua profundidade e no final todas as histórias são entrelaçadas.

Sinopse
Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

É importante ler todo o livro, começando no prefácio, contos e depois o posfácio também, ainda tem uma surpresinha lá, na sinopse diz que pode ser lido em qualquer ordem, mas pelo menos deixem o último conto pro final.
Pretendo ler outros livros desse autor, falam muito bem dele e quero conhecer histórias mais longas.
Vocês já leram esse ou outro livro do Raphael? Que livros de autores brasileiros mais gostam?


2 comentários:

  1. Aaaah!! Pára tudo!! Também amei esse livro!! Meu queridinho!! Quero ler tudo desse autor agora!! *_____*

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô louca pra ler algum outro dele, você só leu esse também?

      Excluir