Falando sobre: Ressaca Literária

Heeeey! Hoje vou falar sobre ressaca literária! Que leitor nunca passou por isso, né? Vou separar o post em 3 partes pra discutir esse assunto. 
O que é? O que causa? O que fazer? Leia hoje no Globo Repórter Portas de Papel!

  • O que é?
Pra quem não sabe o que é, ou pra quem já passou por isso e apenas não conhece o termo, ressaca literária nada é mais do que uma situação em que você não consegue mais avançar na leitura, por mais que tente ler, isso não funciona. Aterrorizante?

Só pra constar eu estava passando por isso, você pode entender melhor vendo essa imagem abaixo, eu tentei vários livros e não conseguia terminar nenhum! Já se passaram 25 do mês de janeiro e até agora só terminei de ler um conto curtíssimo, mas acho que agora tô deixando a ressaca pra trás.

Tentei ler os 5 últimos livros da imagem e não conseguir acabar nada, mas agora tô gostando do primeiro.
    • O que causa? 
    Uma pequena lista de diferentes motivos:
    1. Ler um livro que gostou muito: Já aconteceu comigo quando li uma trilogia inteira (um livro seguido do outro), foi difícil sair daquele "mundo" depois. Às vezes você gostou tanto que continua vivendo nele, até tenta ler algo depois, mas não consegue por ainda estar preso no outro, parece que nada mais faz sentido.
    2. Ler um livro que seja ruim ou com final que não gostou: Quando leio um livro com fim que não gostei e eu esperava muito do livro, não consigo passar logo pra outro. Você tenta um livro novo e o final não esperado fica martelando na cabeça e do nada se pega pensando naquilo.
    3. Medo de terminar um livro: Eu fiquei com medo de terminar um livro (e ainda estou) por ter ficado sabendo um spoiler sobre ele, já odeio spoiler naturalmente e pra piorar segundo esse spoiler vai acontecer algo bem ruim, eu não consigo entender como o livro pode terminar assim, eu gosto muito da série e eu tenho medo que tudo seja estragado... Eu insisti em tentar ler esse livro e perdi um bom tempo lendo quase nada por dia.
    4. Mudanças na vida: Quando isso acontece você pode acabar tendo uma mudança no ritmo de leitura também. Quando comecei a trabalhar eu chegava em casa cansada, tinha coisas novas pra aprender, a rotina tava diferente... e isso me atrapalhou bastante, eu passei um booom tempo sem ler, a vontade não vinha.
    Tem algum motivo pra acrescentar? Esse são os que já me atrapalharam e muito.

    • O que fazer?
    1. Dar um tempo: Você pode simplesmente deixar tudo pra lá, "esquecer" os livros enquanto tá sem vontade e ir fazer qualquer outra coisa até você voltar naturalmente ao normal, mas eu não gosto muito de esperar o natural kkkk tenho muita coisa pra ler.
    2. Procurar um livro que você ache que vai gostar: Em vez de tentar algo muito novo, pode ser legal tentar algo da sua zona de conforto, algum livro do autor preferido ou gênero que gosta bastante.
    3. Ler contos ou livros curtos: Lendo um livro curto tem mais chances de você conseguir terminar do que se você pegar qualquer outro, e já vai dar uma animação ter chegado até o final.
    Ressaca literária não é legal, mas de vez em quando acontece, não sei bem como evitar, uma das coisas que fiz ultimamente pra evitar não deu nada certo, pensei que já que quando eu me apegava muito a uma história e terminava de ler ficava nessa situação, a solução seria não se apegar muito a elas, decidi fazer isso alternando a leitura entre livros (eu só lia um de cada vez antes), o que aconteceu foi que eu não conseguia entrar em história nenhuma e em vez de evitar, acabei entrando em outra ressaca.
    Tem gente que fica meio desesperada com isso, mas são coisas da vida de um leitor e ficar forçando só vai fazer você não gostar de algo que iria aproveitar bem melhor em outro momento.
    Você já teve ressaca literária? Aposto que sim, mas o que faz quando tá assim?

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário