Resenha: O Beijo das Sombras - Richelle Mead (livro 1)

Oi tudo bem? 
Recadinho: Geralmente acabo escrevendo muito nas resenhas, não sei se acham isso bom ou ruim, mas vou tentar (ênfase no tentar) fazer resenhas menores.
Essa é o terceiro livro que releio na vida e tenho achado essa experiência bem legal, fiquei ansiosa pra saber se eu ia gostar novamente do livro tanto quanto antes, a resposta foi sim.

O Beijo das Sombras é o primeiro livro (de um total de seis) da série Academia de Vampiros, antes de começar já vou dar umas explicações, existem 3 tipos de vampiros:

Moroi: Moroi são vampiros mortais, eles nascem vampiros, crescem, envelhecem... Esses vampiros tem alguns poderes, geralmente ligados aos 4 elementos, eles são protegidos pelos guardiões, os dampiros.

Dampiro (Dhampir): Os dampiros são meio vampiros e meio humanos, eles herdam dos Moroi os sentidos aguçados, já dos humanos herdam a força e resistência, a maioria dos dampiros são guardiões, eles protegem os Moroi dos Strigoi.

Strigoi: Os Strigoi são vampiros que se corromperam e precisam de sangue Moroi pra manter sua imortalidade, um Moroi vira um Strigoi quando mata alguém enquanto está se alimentando do seu sangue, eles também podem ser transformados à força, os guardiões conhecem as técnicas de como matar um Strigoi e assim protegem os Moroi.

Durante a leitura isso e muito mais vai fazer sentido, essa mitologia pode ser um pouco complicada pra quem estiver lendo pela primeira vez, mas tá tudo bem explicado no livro. Abaixo tá a sinopse um pouco reduzida.
Lissa Dragomir é uma adolescente especial: Moroi e princesa de uma família real importante. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na escola, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Elas retomam a rotina de estudos e também o convívio com a fútil hierarquia estudantil. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
O livro é narrado em primeiro pessoa por Rose, alguns momentos em terceira e essas partes são bem legas, Rose é uma das minhas personagens preferidas da vida, ela é engraçada, corajosa, sarcástica e tem sempre uma resposta na ponta da língua, além de a qualquer momento estar pronta pra se meter em encrencas.
Por outro lado Lissa é mais frágil, mas isso não a torna chata, ela tem incríveis poderes e com esses poderes vem consequências, Lissa e Rose tem um laço de amizade muito forte e isso está acima de muitas coisas, gosto de ambas as personagens e só pra constar, Lissa não é frágil o tempo todo, quando coloca uma coisa na cabeça ela dá seu jeito de conseguir.

Muita coisa acontece na escola, sempre tem alguém querendo ser o melhor, tem intrigas, fofocas, confusão, romance e outros dramas adolescentes, isso tudo mesclado com perigos reais e assustadores, quem disse que ser adolescente é fácil?

Tem outro personagem que amo, Dimitri Belikov, ele é um guardião muito respeitado que aparece logo no começo da história levando Lissa e Rose de volta pra escola, como se surpreender é bem melhor, vou deixar pra vocês descobrirem mais sobre ele lendo o livro.

Detalhe: Tem uma adaptação desse livro, no quesito "comparação" dou nota 7, tem coisas bem parecidas e outras inventadas, além de explosões e pessoas sendo jogadas que não existem no livro e é só pra deixar tudo mais chamativo na tela, no geral é legal, mas ele vai mais pra o lado engraçado e fica parecendo uma coisa boba, podia ser muito melhor, pelo menos gosto bastante dessa Rose do filme.


Com a releitura tive a confirmação que amo essa série, se gosta do tema "vampiros", super recomendo a leitura, tenho certeza que vai gostar. No meu coração esse livro é 5 estrelas e favoritado por me trazer boas lembranças de quando o li pela primeira vez, se eu fosse esquecer isso daria 4 estrelas, mas é só por uma coisinha do final, aquele momento em que o "vilão" decide falar tudo sobre o plano que tinha armado, acho isso meio falso, mas não é nada que faça a leitura ser ruim.

Sobre escrever menos: continuarei tentando ;)

Classificação: ★★★★

8 comentários:

  1. Oi ,Vih, como vai?
    Sempre amei vampiros, sou fã número 1 da Anne Rice. Gostei da sua resenha e a série me parece super interessante! Adoro personagens femininas fortes e decididas.
    Te indiquei pra uma tag.
    Beijocas!
    http://www.baseadoemlivros.com.br/2016/03/tag-novo-layout-esse-ou-esse.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, vou bem e você?
      De Anne Rice eu li Entrevista com o Vampiro e apenas comecei A Rainha dos Condenados, estranho que pulei o segundo kkkkk acho que não tava disponível na biblioteca, tenho uma vontadezinha de ler todos, mas são tantos...
      Vou responder a tag! Beijinhos :*

      Excluir
  2. Oii, amei o blog e gostei muito da sua resenha. Também gosto de escrever resenhas longas, tento me controlar, kkk. Mas a sua tá bem explicadinha, isso é bom. Já assisti ao filme e gostei. Seguindo o blog.
    O meu é esse:
    Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle, fico feliz em saber que gostou daqui ♥
      Se gostou do filme com certeza vai gostar do livro!
      É difícil diminuir as resenhas kkkkk eu falo mais sobre o que achei do livro, não gosto muito de ficar contando a história e mesmo assim fica grande...
      Obrigada pela visita, beijinhos :*

      Excluir
  3. Já ouvi falar dessa série, mas nunca li nenhum, acredita?
    Adorei o blog. Seguindo! ;)

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se gostar do tema "vampiros adolescentes", vá em frente!
      Obrigada pela visita, bjs :*

      Excluir
  4. Oi! Encontrei seu blog por acaso e dei de cara com essa resenha sobre minha série favorita! 😍
    Li Academia de Vampiros em 2012 e comecei a reler esse ano também, o sentimento continua o mesmo pelos personagens e história!
    Adorei, espero que poste mais sobre AV. ❤
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, li esse livro lá pra 2011/12, quando reli o sentimento foi o mesmo também, deu uma nostalgia legal, acho que na época que li parei no quarto livro, ou talvez só tenha começado ele, to ansiosa p saber de tudo, e vai ter mais sim ♥
      Beijinhos :*

      Excluir