Resenha: Não Pare! - FML Pepper (livro 1)

Autora: FML Pepper
Editora: Valentina

Oi, Não Pare de ler a resenha!

Faz algum tempo que conheci essa autora (que é brasileira) através do Programa do Jô, ela foi entrevistada por ele e estava mostrando seus livros, a achei super simpática e o livro tem uma sinopse bem interessante, desde então fiquei curiosa pra ler essa trilogia.
Sobre o livro visualmente: a capa é linda e por dentro também, tem detalhes em todas as páginas, tá bem caprichado, tem a mesma imagem em todo inicio de capitulo, só não gostei da parte de trás.



Sinopse:
Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. 
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! 
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.
O que mais me impulsionava a realmente não parar de ler esse livro era a pergunta: O que Nina é?
No começo eu estava bem perdida, o livro é narrado em 1ª pessoa pela Nina, ela vive com a mãe e a gente percebe que Stela esconde muitas informações, ela parece entender as coisas que acontecem ao redor, mas não fala nada, então o leitor fica no escuro junto com Nina, apenas se perguntando: O que está acontecendo?

Vou focar em falar sobre o que achei do livro, é difícil contar a história sem falar spoiler, as coisas acontecem rápidas e devagar ao mesmo tempo, a gente recebe informações o tempo todo (essa é a parte rápida), mas todas essas informações não fazem sentido na hora (essa é a parte devagar), até tudo se ligar e fazer sentido já passou mais da metade do livro, isso me deixava confusa, mas gostei de tentar desvendar os mistérios.

Durante a leitura eu fiquei com muitas duvidas, o livro é um quebra-cabeça e estava realmente quebrando minha cabeça, sempre que eu parava de ler ficava pensando em tudo, criando teorias e teorias pra conectar as informações que eu tinha, acho que nunca me senti tão "louca" assim com um livro.

Mas de onde vem essas informações? Depois de um grande acontecimento, Nina acaba se separando da sua mãe, vou contar superficialmente pra vocês poderem se surpreender durante a leitura, alguém a leva e essa pessoa sabe coisas da vida dela que ela não sabe, a partir daí ela começa a escutar uma coisa aqui, outra ali, alguém conta algo pra ela e assim as informações vão chegando, mas a maior parte são coisas fragmentadas, ninguém entrega a história toda de cara.

Isso me fez ter uma leitura que posso chamar de "desesperada", parecia que eu estava numa corrida, eu começava a ler a frase do começo da página e meus olhos corriam de repente pro final, eu precisava desesperadamente entender tudo que estava acontecendo, achei essa parte do livro legal, as coisas não paravam de acontecer, mas isso tinha seu lado bom e ruim, algo que gostei bastante foi a criatividade da autora, pelo menos eu nunca tinha lido nada assim, eu não tinha ideia do que a personagem era e esse "mundo" criado no livro foi uma surpresa.

Agora vamos para outros pontos que preciso salientar, não sei se perceberam mas não falei muito sobre os personagens e sim sobre os mistérios, o maior motivo disso é que não gostei da personagem principal e também não gostei muito de nenhum outro, o personagem que achei mais legal é um que aparece bem pouco, voltando a falar sobre Nina, ela é chata, algumas vezes tentei ignorar a presença dela e prestar atenção nas coisas que estavam acontecendo ao redor, ela não ajuda na montagem do "quebra-cabeça", o leitor tem que fazer a ligação entre as informações sozinho, tem momentos que parece que ela não existe, é você e a história, mas Nina não é inútil, além das criticas ela tem sua importância e é alguém que não se deixa levar totalmente pelas situações, ela age e tenta mudar as coisas, mas isso não foi suficiente pra me fazer gostar dela.

Outro ponto negativo sobre Nina é que ela não me convenceu sobre alguns dos seus sentimentos, eram muito irreais, eu ficava me perguntando se ela era louca, não vou entrar em detalhes por motivos de spoiler (novamente), o outro personagem principal era bem bipolar, mas ainda assim eu entendia mais ele do que ela.

Senti uma falta de detalhes nas descrições, não consegui formar muito bem as cenas na minha mente, não que eu goste de enrolação, mas umas descrições maiores às vezes fazem bem, a leitura do livro é fácil, mas recebemos muitas informações soltas e eu me sentia jogada num mundo desconhecido, por isso eu estava lendo "desesperadamente", as coisas precisavam fazer sentido.

Tem coisas especificas que não gostei e tem outras que ainda não saíram da minha cabeça já que não consegui entender, o que não gostei tem a ver em como Nina age em relação a outros personagens, seus sentimentos são bem questionáveis, tem umas coisas que fiquei com dúvidas e não sei se vão ser esclarecidas nos próximos livros, a história tem potencial, mas acho que não foi explorado da melhor maneira possível, gostei com ressalvas.
Muita gente gosta muito dessa trilogia, então leiam e descubram se funciona pra vocês, espero que as coisas melhorem no segundo livro.

Classificação: ★★★

3 comentários:

  1. Puxa, Vih... no começo da resenha estava me interessando de verdade pelo livro, estava sem fôlego só de ler a sua corrida vertiginosa pelas páginas tentando resolver o quebra-cabeça da história mas logo veio um balde de água fria! Hahahahah. Pela sua descrição, tive impressão que os personagens não foram bem construídos e por isso você não conseguiu se "ligar" em nenhum deles... isso é muito triste num livro, né? A melhor coisa são personagens carismáticos que te cativam, pegam pela mãe e conduzem pelos fatos como se você estivesse lá.
    Enfim... Nem sempre de resenhas positivas um blog é feito e acho muito mais desafiador escrever sobre algo que não gostamos muito.
    Um beijo!
    Fê Cardoso
    http://www.baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê!
      Eu tenho feito assim, começo falando do que achei legal pra depois falar do que não gostei kkkkk Realmente eu me sentia numa corrida insana, precisava muito ligar todos os pontos, mas... Tiveram essas coisas que não gostei, Nina não é de todo ruim, tem os momentos em que ela "brilha", mas também tem muitos momentos que é "apagada" e ela me incomodava muito, eu ficava irritad, não era possível que ela tivesse aquelas atitudes, eu nem torcia por ela, eu tava lendo mais pra descobrir as coisas do que com interesse no futuro dela... Mas como cada um pode ter opiniões diferentes sobre o mesmo livro eu recomendo que leia e descubra se gosta ou não, tenho vontade de continuar a trilogia, parece que ela melhora no segundo livro.

      Excluir
  2. Olha, confesso que esse livro me passou completamente despercebido... Não dei muita bola para ele e achei que seria "mais do mesmo", sabe? Mas, lendo sua resenha fiquei muito curiosa para conhecer a história e com certeza, em algum futuro próximo, lerei! =D

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir